13 benefícios de Team Building que o esporte traz para empresas

corporate games team building

Os Corporate Games têm ao redor do mundo como principal missão liderar o movimento do bem-estar corporativo, que consiste em promover a saúde física, emocional e mental geral dos colaboradores, que têm a chance de competir juntos e torcer uns pelos outros durante o evento. Para as empresas participantes, portanto, é a oportunidade de usar o esporte como ferramenta de team building.

A atividade física e o esporte, praticados em conjunto, unem os colaboradores e tornam o trabalho em equipe mais fácil e prazeroso. São muitos os benefícios que as atividades de team building trazem para as empresas. Aqui, listamos 13 deles!

1. Melhor comunicação

A comunicação entre a equipe e os departamentos é a chave para o sucesso. O esporte e a atividade física em conjunto incentivam a equipe a se comunicar uns com os outros para concluir tarefas e resolver problemas. Ao colocar as pessoas em um ambiente divertido e relaxante fora do local de trabalho, a empresa incentivará todos a relaxar, ser eles mesmos e se abrir para os outros.

2. Maior Produtividade

Uma melhor comunicação e colaboração terão um efeito positivo nos níveis de produtividade. Trabalhando juntos em um objetivo comum, a duplicação de trabalho é diminuída, há menos atrito e resistência e, portanto, melhor resultado de cada membro da equipe. 

3. Moral melhorada

Um dos principais benefícios das atividades de team building é a melhoria do moral no escritório. Uma força de trabalho entusiasmada e positiva irradiará esse sentimento por todo o escritório, criando, desse modo, um ambiente agradável e divertido de se trabalhar.

Em resumo: exercícios em equipe e jogos que melhoram o moral podem ajudar a quebrar barreiras entre os funcionários e dar ideias aos chefes sobre como criar e manter um bom ambiente no escritório.

4. Aumento da motivação

Participar de algo novo e emocionante, como um evento como os Corporate Games, em que os colabores competem juntos e torcem uns pelos outros, aumenta a motivação da equipe, fato que vai ajudar a melhorar os níveis de produtividade, moral e confiança na capacidade de cada um.

5. Qualidades de Liderança Identificadas

Empregadores e gerentes podem identificar líderes dentro da força de trabalho durante competições esportivas, especialmente nas modalidades coletivas ou disputadas em equipe. Enquanto participam de atividades em grupo, os colaboradores assumem o controle das tarefas de resolução de problemas e trabalham positivamente e incentivam outros membros do time.

6. A criatividade é incentivada

Incentivar a força de trabalho a ser criativa e usar sua iniciativa pode ter efeitos surpreendentes em uma organização, pois a equipe se sentirá confiante para pensar fora da caixa e encontrar soluções para possíveis problemas. A atividade física e o esporte naturalmente já trazem esse tipo de sensação, que, no entanto, será ampliada com a participação da empresa em um evento do porte dos Corporate Games.

7. Aumento dos níveis de confiança

Os dias de disputa do Corporate Games, se usado como ferramente de team building, podem aumentar a confiança pessoal dos funcionários e também a confiança nas habilidades de seus colegas. 

Portanto, um aumento na confiança dará à sua força de trabalho a coragem para expressar novas ideias e confiar em outras pessoas dentro do grupo para poder concluir as tarefas necessárias e tornar a empresa bem-sucedida.

8. Melhoria da saúde mental

Atividades físicas são boas para a saúde mental das pessoas. Ao provar que é capaz de completar desafios, o colaborador ganhará um enorme impulso na confiança e na autoestima.

O esporte também é uma ótima maneira de limpar a cabeça e se sentir mais saudável, o que terá um grande impacto na saúde mental de uma pessoa, incluindo a redução do estresse e da ansiedade, e, portanto, isso ajudará a tornar a equipe muito mais produtiva no local de trabalho.

9. Melhoria da saúde física

As empresas não podem funcionar se seus funcionários estão faltando dias porque estão fisicamente doentes e é por isso que é importante promover uma boa saúde física por meio da formação de equipes.

10. Responsabilidade 

Dentro de uma atividade esportiva, cada membro da equipe tem que contribuir, caso contrário, eles estão decepcionando a equipe. Os jogos de equipe reforçam as responsabilidades que todos têm e que deseja-se que se manifeste também no local de trabalho.

11. Entrosamento

Conhecer melhor seus colegas de trabalho pessoalmente ajuda a desenvolver a confiança. Este é um grande benefício das atividades em equipe fora do escritório, pois as pessoas no local de trabalho conhecerão as capacidades e interesses umas das outras, levando a uma melhor colaboração com as tarefas e a um moral aprimorado.

12. Respeito

Enquanto competem juntos e torcem uns pelos outros, um nível de respeito é conquistado entre os funcionários. Eles podem ver que seus colegas estão lá para ajudá-los e também podem identificar habilidades e qualidades que cada um possui.

13. Muita diversão!

Criar um ambiente divertido entre colegas e colegas de equipe pode ajudar de muitas maneiras, melhorando a produtividade e, por sua vez, os lucros. A formação de times é muito divertida e é uma ótima maneira da equipe ver um outro lado de seus colegas que normalmente não vê no trabalho.

× Marque uma reunião com a gente!