5 fatos sobre o corpo de quem pratica atividade física regularmente

5 fatos sobre o corpo de quem pratica atividade física regularmente

Todo mundo sabe que os exercícios físicos são os maiores aliados para manter um estilo de vida saudável, seja com atividades ao ar livre ou em academias. Porém, manter essa rotina ainda não é uma realidade para o povo brasileiro. De acordo com o IBGE, apenas 30,1% praticam o nível recomendado de atividades físicas. A doutora Karina Santos, médica de família na Sami — operadora de saúde de São Paulo -, listou os principais fatores que beneficiam o corpo de quem pratica:

Reduz a pressão arterial

Manter a rotina de exercícios, mesmo que seja com caminhadas diárias, ajuda a reduzir a pressão arterial, porque melhora a circulação sanguínea – o que é um grande benefício para quem é hipertenso. A atividade também equilibra os níveis de colesterol bom e reduz o ruim, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral. 

+13 benefícios de Team Building que o esporte traz para empresas
+Corporate Games estreiam no Brasil em 2023 em São Paulo
+Siga o Corporate Games no instagram, no linkedin, no facebook e no YouTube

Fortalece ossos e articulações

As atividades físicas ajudam a fortalecer os ossos e as articulações por promover o crescimento ósseo e aumentar a resistência dos mesmos. Assim, previne a osteoporose e risco de lesões, quedas e fraturas relacionadas com o enfraquecimento dos ossos.

Traz maior qualidade no sono

O sono também é afetado com práticas recorrentes de atividades. Um estudo feito pelo Johns Hopkins Center for Sleep, no Howard County General Hospital dos Estados Unidos, mostrou que pessoas que se exercitaram por pelo menos 30 minutos tiveram mais qualidade do sono já no dia da prática. Seja ao dormir mais rápido ou até com a sensação de maior relaxamento e descanso, o sono acaba sendo mais profundo e reparador. Isso se dá devido ao cansaço “positivo” dos ossos após os exercícios.

Aumenta a libido

Parece até mito, mas não é. Estudos já comprovam que manter uma rotina de exercícios contribui para o aumento da libido e melhor desempenho sexual. Uma pesquisa divulgada pelo The Journal of Sexual Medicine, por exemplo, revelou que homens que não praticam atividades físicas têm 50% mais chance de apresentar disfunção erétil do que os que praticam. E entre as mulheres, as que praticam pelo menos seis horas de exercícios apresentaram níveis mais altos de excitação, desejo e lubrificação do que as sedentárias. Isso se dá graças à melhoria na circulação sanguínea e ao aumento da resistência física. 

Melhora o desempenho no trabalho

Além dos benefícios citados acima, o maior desempenho no trabalho também é notado após incluir os exercícios no dia a dia. A atividade física pode melhorar a saúde do cérebro, incluindo melhora na memória e capacidade de aprendizado e concentração, além de reduzir as chances de doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, já que com atividades, os neurotransmissores responsáveis pela noradrenalina e serotonina – substâncias que causam felicidade – aumenta a dosagem no corpo humano.

1 comentário em “5 fatos sobre o corpo de quem pratica atividade física regularmente”

  1. Pingback: Benefícios da natação para quem pratica o esporte

Comentários encerrados.

× Marque uma reunião com a gente!